Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bibliotecas Cool

Observar - Ler - Sentir - Ouvir - Refletir

Bibliotecas Cool

Observar - Ler - Sentir - Ouvir - Refletir

22.Nov.19

Atividade sobre os Direitos Humanos (e das Crianças) na Biblioteca Escolar de Sousel

Na passagem pelos sessenta anos da aprovação do documento que estabeleceu os direitos das crianças, pelas Nações Unidas, os alunos da turma A do quinto ano perceberam que, para além dos direitos, também há deveres a cumprir, como o respeito pelo mais próximo.

Foi na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento! Os alunos visualizaram um pequeno vídeo , que pode ser visto no Youtube   sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos (com a assinatura da Amnistia Internacional) e juntamente com a informação proveniente da Visão Júnior online (a revista em formato papel pode ser consultada na biblioteca escolar do agrupamento) os alunos manifestaram as suas opiniões, através da elaboração de uma apresentação colaborativa, com recurso aos computadores da biblioteca escolar.

Depois da informação lida e interpretada, os alunos escolheram cinco palavras relacionadas com o tema, que foram registadas numa aplicação chamada WordArt  (https://wordart.com/).  "Deveres", "Respeito", "Simpatia"; "Liberdade" e "Racismo" foram algumas das palavras mais destacadas pelos alunos.

Com recurso ao Microsoft PowerPoint, os alunos transcreveram os seus textos.

Como o tempo foi curto para a realização deste trabalho, o professor ficou responsável pela compilação e formatação dos textos que irão aparecer num pequeno vídeo, através da utilização do Movie Maker, que também irá contar com alguns desenhos (a preto e branco) alusivos ao tema.

Os alunos dedicam este trabalho à Anabela Ezequiel, uma colega de turma que ainda não apareceu, mas que faz e fará sempre parte da turma.

O professor também responsabilizou-se pela escolha da banda sonora. "Building the Barn" é um tema instrumental composto por Maurice Jarre que faz parte da banda sonora do filme "A testemunha", um filme que os alunos do segundo ciclo ainda não podem ver, mas que destaca tradições religiosas e modos de vida distintos, que ainda hoje são alvo de injúrias e críticas por parte da sociedade. Este tema pode ser escutado no CD "Dead Poets Society - Witness - The Year of Living Dangerously" e está à disposição de alunos, professores, funcionários e encarregados de educação na biblioteca escolar do agrupamento. É só fazer uma requisição!

De referir que os alunos levaram para casa, afim de abordarem o assunto com a família, as páginas 25, 26, 27 e 28 do Manual sobre os Direitos Humanos e a Amnistia Internacional.

Para além das ligações já referenciadas, foram consultados para a realização deste trabalho quatro endereços eletrónicos associados à revista Visão Júnior e à Amnistia Internacional:
 - http://visao.sapo.pt/visaojunior/2016-11-20-Conheces-os-teus-direitos-
 -
http://visao.sapo.pt/visaojunior/2016-12-11-O-que-sao-os-direitos-humanos-
 -
https://www.amnistia.pt/declaracao-universal-dos-direitos-humanos/
 -
https://www.amnistia.pt/wp-content/uploads/2018/10/002_Manual-sobre-direitos-humanos-e-a-Amnistia-Internacional.pdf


Veja
aqui o video final.

 

Apresentamos o  QR Code com a respetiva ligação.

qrcode-1

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.